Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 17 de Julho de 2019 às 08h00

Abrafarma realiza pesquisa sobre cuidado farmacêutico

Até o dia 15 de julho, farmacêuticos de todo o país podem responder a uma pesquisa sobre as dificuldades encontradas junto às vigilâncias sanitárias para viabilizar serviços farmacêuticos, incluindo testes laboratoriais rápidos (TLR). A iniciativa partiu da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) e da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), com apoio do portal Farmacêutico Clínico. O objetivo é conhecer a realidade das farmácias na prestação de serviços de assistência clínica e suas dificuldades.

Para participar, basta responder ao questionário por meio do link https://pt.surveymonkey.com/r/servicosfarma. Todas as respostas recebidas são anônimas e serão analisadas e publicadas em um artigo especial sobre o tema. Essas informações ajudarão a subsidiar as discussões junto à autarquia, fornecendo evidências e dados reais sobre a realidade brasileira.

Os resultados serão apresentados à Anvisa no próximo dia 1º de agosto, quando será promovido um Diálogo Setorial para obter informações, críticas e sugestões sobre a utilização de em serviços de saúde. Com a medida, a agência espera orientar as próximas etapas da discussão sobre o aprimoramento do marco regulatório de serviços farmacêuticos e de laboratórios clínicos, relacionadas à revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 44/2009 (Capítulo VI – Dos Serviços Farmacêuticos) e da RDC 302/2005, e que são temas da Agenda Regulatória 2017-2020 da Anvisa.

De acordo com a RDC 302, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de laboratórios clínicos, o teste laboratorial remoto (TLR) é aquele realizado por meio de um equipamento situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico.

Segundo a RDC 36/2015, entende-se por point-of-care testing (POCT) a testagem conduzida próximo ao local de cuidado ao paciente, inclusive em consultórios e locais fora da área técnica de um laboratório, por profissionais de saúde ou por pessoal capacitado pelo Ministério da Saúde e/ou secretarias estaduais e municipais de saúde.

Link: https://www.profarma.com.br/pt/noticias/abrafarma-realiza-pesquisa-sobre-cuidado-farmaceutico

Veja também

Falta de higiene em centros de saúde afeta 2 bilhões de pessoas03/04/19 Sete mil bebês morreram, em 2017, pela inadequação no parto Uma em cada quatro unidades de saúde no mundo, considerando sobretudo os países em desenvolvimento, tem problemas graves de falta de serviços básicos de água e higiene, causando impacto em mais de 2 bilhões de pessoas. Nesses locais não há instalações básicas para higiene das mãos e separação correta e segura de eliminação de resíduos. Os dados estão......
Vendas no grande varejo farmacêutico têm alta de 10%10/10/19 As vendas no varejo farmacêutico cresceram 10% e a comercialização dos MIPs avançou 19,65% no período, totalizando R$ 5,92 bilhões As vendas no varejo farmacêutico cresceram 10% e a comercialização dos MIPs avançou 19,65% no período, totalizando R$ 5,92......
Medicamentos para a doença de Parkinson evoluem30/07/19 A doença de Parkinson ainda não tem cura, mas medicamentos podem controlar a maioria dos sintomas, como os tremores e a rigidez muscular Os estudos sobre a doença de Parkinson não param, mas nenhum até agora conseguiu encontrar a cura para o mal ou mesmo......

Voltar para Notícias