Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 22 de Abril de 2019 às 08h19

Como rentabilizar ao máximo o checkout?

Por muito anos, o varejo trabalhou com planogramas que consideravam apenas o ponto natural de exposição de cada categoria. Aos poucos, percebeu-se a necessidade de explorar outros pontos de contato com o shopper na loja. Em meio a tantas ofertas, é essencial que o checkout esteja bem organizado e com comunicação clara para que o consumidor encontre.

Por muito anos, o varejo trabalhou com planogramas que consideravam apenas o ponto natural de exposição de cada categoria. Aos poucos, percebeu-se a necessidade de explorar outros pontos de contato com o shopper na loja.

Em meio a tantas ofertas, é essencial que o checkout esteja bem organizado e com comunicação clara para que o consumidor encontre os produtos facilmente. Deve-se utilizar mobiliário adequado à área destinada para a fila do caixa. Os chamados ?berços? ajudam a dar visibilidade aos diferentes segmentos.

Os produtos devem trazer algum benefício para a saúde ou para a beleza e devem ser maioria no sortimento, além de receber destaque na exposição, pois se relacionam melhor com o público-alvo da farmácia. É importante lembrar que marcas renomadas contribuem para a fidelização do shopper na hora de decidir onde comprar.

O checkout é o último momento de compra, onde o consumidor adquire o produto sem planejamento somente porque lembrou que precisava dele quando o visualizou na prateleira.

A necessidade de chamar a atenção de um consumidor pouco disposto a gastar tempo dentro de uma loja se faz ainda mais necessária quando se trata de farmácias. Enquanto em uma visita tradicional a um supermercado o cliente se dispõe a circular entre todos os corredores em busca de seus itens de compra, mais de 70% dos clientes da farmácia se direcionam diretamente ao balcão para comprar um medicamento ou vão até a área de perfumaria em busca de itens de higiene pessoal.



Fontes: Fini Brasil; e Instituto de Estudos em Varejo (IEV)
Link: https://guiadafarmacia.com.br/como-rentabilizar-ao-maximo-o-checkout/

Veja também

CFF busca implantação da medicina chinesa nas farmácias do Brasil09/09/19 O Brasil está cada vez mais perto de ampliar a oferta da medicina chinesa à população. Pelo menos essa é a intenção do Conselho Federal de Farmácia (CFF) diante do interesse do governo chinês de expandir a técnica para o mundo. Recentemente, representantes do órgão estiveram naquele país no Fórum de Desenvolvimento Internacional da Medicina Chinesa promovido pela província de Gansu. O encontro teve a participação......
Setembro Amarelo: OMS diz que é possível prevenir suicídio11/09/19 Para isso, nações precisam de ações e políticas públicas eficazes A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. Hoje (10), Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma a importância de todos os países......

Voltar para Notícias