Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 20 de Março de 2019 às 08h25

Quebra de patentes e genéricos são estratégias para futuro dos laboratórios farmacêuticos

Um estudo elaborado pela consultoria BCG mostrou o futuro dos laboratórios farmacêuticos nacionais. Um balanço geral dos dados mostra que eles têm sido bem-sucedidos e conseguiram conquistar uma posição de mercado diferenciada.

Segundo Fernanda Zanetti, uma das especialistas envolvidas na pesquisa, o sucesso das empresas pode ser explicado por uma fórmula que envolve a cópia de moléculas blockbuster em genéricos. ?Passamos por um grande processo de quebra de patentes, e os laboratórios nacionais foram bastante hábeis em aproveitar esse momento?, opina.

Além disso, notou-se um bom aproveitamento dos laboratórios em um momento de menor competição, seja local ou de competidores globais que atuam com genéricos. Foi possível, nesse período, desenvolver capacidades comerciais diferenciadas de atuação no mercado.

Outro ponto levantado pelo estudo observou também um aumento na intensidade competitiva, concedendo aos compradores um poder de barganha muito maior, dado que o setor farmacêutico tem passado por um intenso movimento de consolidação.

?Esses dados nos dão a oportunidade de discutir possíveis caminhos, o que deve ser ponderado; e estar olhando para esse problema em um momento bastante oportuno, que as empresas estão bem posicionadas, têm caixa, têm crescimento e margem para sustentar essa nova guinada estratégica?, aponta.

Entretanto, a consultora faz uma ressalva. ?Alguns elementos dessa fórmula de sucesso dão sinais de que ela pode estar entrando em um período de esgotamento. Daqui para frente, não necessariamente, nós teremos quebras de patentes tão interessantes como a gente teve no passado?, conclui Fernanda.

Fonte/Link: https://www.doisamaisfarma.com.br/home/quebra-de-patentes-e-genericos-sao-estrategias-para-futuro-dos-laboratorios-farmaceuticos/

Veja também

Um bom layout pode te ajudar a identificar público-alvo da loja14/03/19 Muitos pontos de venda (PDVs) têm seu espaço reduzido ou insuficiente, tendo em vista a quantidade de produtos que podem ser comercializados nas farmácia. Por isso, a escolha do portfólio deve ser estratégica e bem estudada, já que, nestes casos, não é possível investir em um mix completo para cada categoria. Para isso, o varejista precisa identificar alguns fatores: qual é o foco do seu negócio, quem é o seu......
No 1º bimestre do ano, 54% da indústria apresentou queda08/04/19 O primeiro bimestre deste ano foi de retrocesso para mais da metade (54%) dos segmentos industriais do País. Mas a situação é ainda pior para setores como o de calçados e o têxtil, que acumulam perdas pelo menos desde outubro. Segundo representantes desses......
Tratamento de câncer de próstata deve focar paciente03/04/19 Médico oncologista, Fernando Maluf diz que as abordagens mais atualizadas têm um refinamento em relação às técnicas utilizadas nos últimos anos e colocam como proposta que o tratamento se adapte ao paciente, e não o contrário Os novos estudos que abordam o......

Voltar para Notícias