Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 17 de Abril de 2019 às 08h12

Checkout na farmácia: conversão e lucro

PDV
Checkout na farmácia: conversão e lucro
Guia da Farmácia Por GUIA DA FARMÁCIA 16/04/2019 Nenhum comentário

O tempo de espera na fila do caixa é a oportunidade ideal para converter uma última venda. Uma jornada de compra completa, desde a entrada na loja até a finalização do pagamento das compras

Assim que o shopper cumpre sua ?missão de compra? na farmácia, se direciona ao checkout para pagar e ir embora. Ou seja, a chance de o cliente ?passear? pela loja para ver se ele se esqueceu de comprar algum item, ou mesmo para observar lançamentos ou novidades, é baixa.

Diante desse comportamento, é vital que o ponto de venda (PDV) trabalhe outros pontos de contato para estimular a compra de itens com maior valor agregado ou maior rentabilidade. Existem várias alternativas que podem ser exploradas, como displays de chão, displays de balcão e ponta de gôndola, mas a mais rentável delas é o checkout

Essa área da loja tem uma importância expressiva, pois, em geral, é a última oportunidade de contato do shopper com algum produto. Quando bem explorado e aproveitado, o checkout tem um alto potencial para aumentar o tíquete médio, alavancar o giro e apresentar lançamentos e novidades, pois é passagem ?obrigatória? a todos os clientes que vão efetuar uma compra.

O tempo de espera na fila do caixa é a oportunidade ideal para converter uma última venda. Uma jornada de compra completa, desde a entrada na loja até a finalização do pagamento das compras, dura em torno de cinco minutos. Deste tempo total, um a dois minutos são passados na área do checkout, o que corresponde de 20% a 40% do processo de compra em uma farmácia.

As oportunidades de venda são tão boas que, mesmo em lojas que mantêm um espaço reduzido de checkout, as vendas obtidas nessa área chegam a representar 5% do faturamento total e adicionam de 15% a 20% no tíquete médio da loja. Esses percentuais podem ser maiores quando a loja trata o checkout como uma área estratégica da farmácia.

Fonte: ESPM
Link: https://guiadafarmacia.com.br/checkout-na-farmacia-conversao-e-lucro/

Veja também

Como a Internet das Coisas revolucionará a indústria farmacêutica11/09/19 A Internet das Coisas tem o potencial de revolucionar o setor farmacêutico permitindo e automatizando o monitoramento remoto de pacientes e a descoberta de medicamentos A Internet das Coisas (Em inglês, Internet of Things) (IoT) corresponde à inter-rede de dispositivos físicos incorporados com sensores, componentes, conectividade eletrônica e de rede, para facilitar a conectividade e facilitar a troca de dados em......
Senado volta a discutir fracionamento de remédios19/08/19 O projeto de lei que discute o fracionamento de remédios recebe apoio da Anvisa e é criticado pela Abrafarma e pela indústria É comum que as pessoas recorram diretamente a uma farmácia para se medicarem. Isso ocorre , especialmente quando o que sentem não......
ONU: uso excessivo de remédios pode matar 10 milhões ao ano até 205030/04/19 Relatório de entidades ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado hoje (29), alerta que o uso excessivo de medicamentos e os consequentes casos de resistência antimicrobiana podem causar a morte de até 10 milhões de pessoas todos os anos até......

Voltar para Notícias