Quero ser cliente
Central de Vendas 0800 707 4774 ou 54 3544 1800
Postado em 07 de Junho de 2019 às 08h39

Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é comemorado

Em Brasília, a data será marcada pela realização de um evento que debaterá as responsabilidades em relação aos alimentos seguros.

A Anvisa participará, nesta sexta-feira (7/6), em Brasília, de um evento que marcará as atividades do primeiro ano de comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. A data foi aprovada em 2018 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e, nesta primeira edição, traz o tema ?Alimentos seguros: responsabilidade de todos?.

A proposta é chamar a atenção para o assunto e alertar para a necessidade de debate. Além disso, a data será sempre uma oportunidade para incentivar a adoção de ações que promovam a prevenção, a detecção e o gerenciamento de riscos relacionados aos alimentos.

A atividade será promovida pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e de Saúde Pública Veterinária da Organização Pan-Americana da Saúde (Panaftosa/SPV-Opas/OMS), responsável pelo Programa Regional de Segurança dos Alimentos da Opas.

Para os organizadores do evento, a responsabilidade por garantir a segurança dos alimentos envolve uma série de atores que compõem a cadeia produtiva e de distribuição, passando também pelo processamento e pela comercialização, além da atuação das autoridades sanitárias.

Atividades
O debate ocorrerá no Hotel Brasil 21 Suítes (SHS Quadra 06, Conjunto A, Bloco F, Asa Sul) e terá início às 9h30. Logo após a abertura, haverá um painel com autoridades nacionais de segurança dos alimentos, incluindo a diretora-adjunta da Segunda Diretoria (Dire2) da Anvisa, Daniela Marreco Cerqueira. A atividade será seguida de uma palestra sobre ?Segurança dos alimentos, responsabilidade de todos?, com a doutora Mariza Landgraf, da Universidade de São Paulo (USP).

No período da tarde, a programação trará o painel ?O futuro da segurança dos alimentos?, com a presença de representantes dos setores regulado, de produção e indústria, além de órgãos de defesa do consumidor. A atividade também contará com a participação da titular da Gerência Geral de Alimentos (GGALI) da Anvisa, Thalita Lima. A moderadora será a doutora Simone Raszl, da Panaftosa-Opas/OMS.

Alerta mundial
Atualmente, estima-se que uma em cada dez pessoas adoece no mundo após consumir alimentos contaminados, e que 420 mil pessoas morrem a cada ano, sendo as crianças menores de cinco anos as mais afetadas (125 mil mortes anuais). Por isso, é importante discutir e disseminar informações sobre o assunto como forma de mobilizar a sociedade.

Por: Ascom/Anvisa
Link: http://portal.anvisa.gov.br/noticias

Veja também

O descarte correto de medicamentos21/10/19 O descarte correto de medicamentos auxilia na preservação ambiental, evitando a poluição do solo e dos rios Sabe aquela cartela de comprimidos que está esquecida ?possivelmente até vencida? dentro de uma gaveta na sua casa? Como se desfazer dela? Se a primeira coisa que vem à cabeça é jogar no ?lixo?, cuidado. Jogar remédios em lixeiras comuns ou em pias e privadas não é certo. O correto é encontrar um local......
Venda de remédio ainda é um bom negócio, apesar da recessão10/09/19 As vendas de remédio até julho deste ano somam R$ 32,9 bilhões no Brasil. Remédios pra pressão e diabetes lideram as vendas No Brasil, foram comercializados 4,2 bilhões de caixas de medicamentos em 2018, o que representa em valores R$ 62,5 bilhões. Já em......
O caminho do sangue: entre a doação e a transfusão25/06/19 Você já deve ter se perguntado qual é o caminho que o sangue doado percorre antes de ser utilizado em uma transfusão e como são os cuidados para que ele chegue da maneira adequada a pessoa que precisa. Depois de coletado, o material passa por uma série de......

Voltar para Notícias